segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cortando as unhas do bebê

Imagem tirada daqui, ó.

Se você tem um bebê, sabe muito bem o quanto as unhinhas desses pequenos crescem rápido! É preciso ficar muito atentos para que eles não se firam e se cortem com as unhas. Eu me considero bastante cuidadosa, mas, ainda assim, vez ou outra minha pequena se machuca com as unhas crescidas ou com alguma pontinha que fica. Os bebês tocam muito as orelhinhas, as pálpebras e todo o rostinho, então é bom ter cuidado e prevenir!

Eu me dei conta de que é preciso revisá-las constantemente, e o corte das mesmas deve ser feito semanalmente. Estabelecer um dia para fazê-lo ajuda a controlar esse cuidado essencial e a não deixar o bebê se ferir.

A maneira mais adequada com bebês muito pequenos é apenas lixar as unhas. Existem, no mercado, lixinhas especiais para bebês, mas qualquer lixa pode ser usada, desde que seja reservada apenas para o pequeno. Com bebês acima de dois meses de vida recomenda-se o início do corte, que também deve ser feito com uma tesoura especial, com pontinhas arredondadas e fio mais grosso.

O melhor momento para tal tarefa é quando os pequenos estão dormindo, pois eles se movem muito, o que pode levar a um pequeno acidente. Minha pequena é muito inquieta e nunca me deixa aparar as unhas enquanto está acordada.

As unhas dos pés também merecem cuidados especiais, pois podem encravar. Você vai notar que elas são muito molinhas, e podem até lascar em contato com as meinhas. Lixá-las é a melhor opção em qualquer idade.

Eu encontrei um vídeo muito bem explicadinho que pode ajudar quem nunca cortou antes, clique aqui para vê-lo.


Saudações maternas,

Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário